As crianças e os professores da escola municipal Almeida Veras, situada na parte leste da cidade, serão contempladas com o projeto de inclusão digital por meio do programa “Um Computador por Aluno”. A aquisição dos 743 Laptops só foi possível devido ao empenho do município por meio da Secretaria de Educação que teve o projeto aprovado pelo Ministério da Educação e Cultura.

As entregas dos laptops e a capacitação dos servidores responsáveis pela implantação do projeto aconteceu nesta sexta-feira, 18, na sede da Secretaria Estadual da Educação. Também participaram da solenidade a secretária estadual da Educação e Cultura, Suzana Salazar, o secretário municipal de educação Esporte e Juventude de Gurupi, Antonio Carlos Pakalolo, e a representante da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professora Elizabete Bianconini.

“A educação municipal vive uma nova fazer. Já implantamos o Pró-info em todas as escolas e agora estamos integrando nossos alunos dentro do próprio ambiente escolar no uso do computador. Os alunos não vão mais precisar ir a uma lan house ou em outro lugar para fazer suas pesquisas. Esta ferramenta irá facilitar a aquisição do conhecimento por meio da internet e toda a sua funcionalidade ,” explicou Pakalolo.

São investimentos que comprovam que a gestão do Prefeito Abdalla é voltada para a qualidade do ensino dos alunos e da formação dos professores. “A inovação tecnológica marca o diferencial nas novas conquistas do nosso povo e dos nossos alunos” disse o prefeito.

Projeto UCA nas Escolas

O Tocantins está entre os cinco estados da federação que receberam computadores portáteis para alunos da rede pública, por meio do programa UCA – Um Computador por Aluno, é um programa do MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Desde o início do projeto os índices de aprovação melhoraram visivelmente, na escola. O aumento registrado nas turmas de 6° ao 9° ano foi de 9,48%, com o total de 96,33% de alunos aprovados. Já para os alunos do ensino médio o aumento foi ainda maior, 16,3%, chegando a 87,58% de aprovação. A procura por vagas na escola também é intensa.

A escola também controla a qualidade educacional dos sites acessados pelos alunos. A direção discute essa questão com todos os professores para que os sites sejam utilizados de forma pedagógica. E dessa forma, os professores negociam com os alunos, que compreendem o momento de utilização que deve ser de uso educacional e outros momentos que são de divertimento.